terça-feira, 5 de julho de 2011

Começando do Começo

Os posts pararam por um tempinho (tô sendo educada, gente!), mas agora há tanta coisa para contar! Então, se é para compartilhar itens casamentícios e outros, que seja do começo: o casamento civil!

Já faz pouco mais de 1 mês que estamos oficialmente casados. O civil foi em 27 de maio às 15h35m (com todos esses minutinhos), mas agendamos com uns 90 dias de antecedência. Aliás, para as noivinhas que ainda não passaram por essa etapa, seguem 10 dicas básicas em relação ao casório civil:
  1. O agendamento deve ser feito de 60 a 90 dias de antecedência em relação a data desejada. Apesar da maioria das noivinhas marcar o civil para a semana do religioso, você pode fazê-lo para bem antes (mas, não para depois - veja no item 10 deste post!);
  2. Já decidiu o dia? Já checou a antecedência necessária para o agendamento? Bom, então é hora de procurar o Cartório de Registro Civil em sua cidade;
  3. No dia do agendamento os noivos (os 2!) devem comparecer ao Cartório com:
    • Carteira de identidade + xerox;
    • 2 testemunhas maiores de 18 anos com documento de identidade;
    • Certidão de nascimento original e atualizada com data de até 6 meses antes. É preciso fazer o pedido de sua certidão no cartório em que foi registrado. Atenção, pois alguns cartórios não emitem a certidão na mesma hora, solicitando um prazo para a entrega do documento...
    • Bem, se divorciado, viúvo, menor de 18 anos, orfão e/ou menor de 16 anos, as exigências são um pouquinho maiores...
    • Ah, o casamento civil possui a taxa de R$ 218,32 e deve ser paga no agendamento;
    • De qualquer forma, este post é apenas para orientar inicialmente as noivinhas quanto este assunto, não tendo a pretensão de explorar todas as regras. Consulte o cartório de registro civil em que vai se casar para obter todas as informações necessárias! :)
  4. No agendamento é preciso escolher as testemunhas oficiais que deverão estar presentes e assinar os documentos no dia do casamento. No nosso caso, optamos pelas mesmas testemunhas do agendamento. Caso contrário, é preciso levar alguns documentos para as novas testemunhas assinarem e, então, retornar ao cartório com a papelada;
  5. É nesse momento também em que é preciso decidir se os noivos (isso mesmo, o noivO ou a noivA) vão manter o nome de solteiros ou não;
  6. No dia do casamento, vale a pena chegar com um pouco de antecedência. O juiz é super pontual e os casamentos duram 5 minutos!
  7. No nosso cartório havia um espaço com cadeiras para uns 10 convidados. Ou seja, nada de convidar os vizinhos, os colegas de infância, os amigos da família...
  8. É possível tirar fotos antes, durante e depois do casamento. Mas, cuidado para não atrapalhar os outros noivos! Lembre-se que a cada 5 minutos há outros casamentos no mesmo local.
  9. Com a Certidão de Casamento em mãos, tire várias cópias, pois você vai precisar bastante desse documento a partir de agora!
  10. Dependendo da cerimônia religiosa, será necessário entregar uma cópia da Certidão de Casamento para o celebrante. Não deixe para amanhã, o que você pode fazer hoje (ou quer correr o risco da 3a pessoa mais importante no casamento cancelar a celebração por falta de algum documento?!).
Casadíssimos!!!

O casamento civil pode ser realizado junto com o religioso, mas há outras regrinhas e taxas a serem observadas... Para aqueles que optaram apenas pelo casamento civil, uma opção que gosto muito é fazer um mini wedding em seguida em um restaurante favorito ou na casa dos noivos, apenas para os familiares e amigos muito, muito próximos! Pense grande, ou melhor, pequeno: quem são as 10 pessoas mais queridas do casal?

O importante é que esses 5 minutinhos são pra valer no mundo prático. São eles que me fizeram marcar a opção "casada" algumas semanas depois no formulário da imigração! Vai se acostumando!

Pondo em prática o novo estado civil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário