Faz parte das regrinhas desse blog: não ver o copo pela metade, meio vazio. Mas, nesses "causos", não postar sem embasamento fala mais alto! Pois, embasamento é o que tem de sobra nesse post!
Foto REPRODUÇÃO |
Na última semana, acordei às 04h40 da madruga para a ponte aérea de sempre... 6h20 no aeroporto, 06h50 embarco, 07h05 portas fechadas para a decolagem, 07h15 desembarco, ..., desembarco?! Sim, no mesmo aeroporto!
Uma luzinha havia acendido no painel (reconfortante!), indicando a necessidade de manutenção da aeronave. Os atendentes pediram para todos aguardarem por 30 minutos, quando, então, passariam maiores informações. 8h00 e nada. 8h05 vôo cancelado. 8h10 caos diante do balcão de atendimento da companhia aérea. Os atendentes não passavam informações pelo microfone, apenas para aquele grupo em pé, logo em frente do balcão. Um deles começou a organizar uma lista de prioridades conforme a ordem de atendimento (leia-se: realização de check-in, inclusive pela internet). A lista, realizada de forma manual, seria a base para acomodar os passageiros em vôos disponíveis. 9h00 e meu "nome" foi chamado. 9h10 e o atendente descobriu vagas no vôo da concorrente das 11h50 para todos os passageiros. 9h30 quando fui buscar a minha mala na esteira não identificada. 9h50 quando consegui pegar a minha mala. 10h00 quando teoricamente o check in do novo vôo seria aberto. Teoricamente. 1 hora na fila que havia se formado para o novo vôo. 10h40 quando a atendente pegou todos os documentos de check-in antigos para, manualmente, reservar os lugares no novo vôo. Ela retorna com os papéis aos poucos, não seguindo a ordem de atendimento elaborado anteriormente. Sou uma das últimas a receber o Ok para realizar o novo check-in, já depois das 11h00. Despacho a mala e vou correndo para o novo portão de embarque. Como um lanche com o voucher que havia recebido da companhia, de R$ 16,00, que me renderam 2 salgados e um bebida (indiferente do valor...). Parei de verificar as horas e cheguei ao meu destino final as 14h00, pouco mais de 8 horas depois de ter acordado...
Pois não é que o meu vôo da volta também foi cancelado?! Não, não por manutenção na aeronave, mas porque, de acordo com a companhia, eu não apareci no embarque!!! Abri uma reclamação no SAC da empresa, a qual promete em responder em 5 dias. Ótimo. Em 5 dias já deveria ir, voltar e ir de novo. Solução: comprar outra passagem!
Moral da história:
- Faça sempre o check-in com antecedência. Se a ordem de atendimento tivesse sido realmente utilizada, eu teria preferência no embarque;
- Quando um vôo é cancelado, a companhia tem a obrigação de te acomodar em outro, mesmo que seja em companhia concorrente;
- A companhia deve reembolsar despesas não previstas devido ao cancelamento, tal como alimentação e deslocamento;
- Guarde sempre os documentos de check-in após chegar ao destino final. Seriam os meus comprovantes de que eu apareci, embarquei e cancelaram meu vôo de volta indevidamente (seriam, pois não guardei...);
- Caso ocorra um problema com o seu vôo de ida, confira sempre com antecedência seu vôo de volta, para evitar surpresas;
- Falta muito para inventarem o teletransporte?! :P
Dica adicional: faça o check-in via Internet e guarde uma cópia do check-in (imprima duas vezes ou, como eu faço, salve em pdf no notebook). Uma empresa já me pediu (muito gentilmente) que entregasse todo o documento do check-in - recibo e cartão de embarque. Se não fosse a precaução, teria ficado sem nenhuma comprovação do check-in.
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